top of page

PROBLEMAS DE PELE

HIPERIDROSE

 

É uma condição que provoca suor excessivo, na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso. A sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo.

Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores.

A hiperidrose pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças.

 

PROBLEMAS CAPILARES (QUEDA, ALOPECIA e CALVÍCIE)

​

A queda de cabelo normalmente não é um sinal de alarme, pois pode acontecer de forma completamente natural, especialmente durante as épocas mais frias do ano, como outono e inverno. Nestas épocas, o cabelo cai com mais porque a raiz do cabelo é menos irrigada por nutrientes e sangue e isso pode aumentar a queda de cabelo.

 

No entanto, essa queda deve diminuir em épocas do ano mais quentes, como primavera e verão.

Além disso, pessoas que utilizam frequentemente produtos de alisamento no cabelo, aplicam muitas vezes chapinha ou fazem penteados que podem quebrar o cabelo, também podem apresentar queda de cabelo mais acentuada

​

A alopecia androgênica (calvície) é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido à uma herança genética e o histórico de calvície pode vir tanto do lado da mãe como do pai.

Pesquisas recentes mostram que essa condição afeta cada vez mais as mulheres da nossa atualidade, o stress, as variadas jornadas diárias de trabalho e o abuso com as químicas tem contribuído para que esse dado aumente consideravelmente.

​

Muitas pessoas acreditam que a calvície ocorre quando os fios de cabelo de uma área do couro cabeludo caem e não voltam a crescer. Isto acontece em alguns casos especiais, mas estes são raros. Em geral, a calvície resulta de um afinamento dos fios, que vão se tornando mais curtos e reduzidos em diâmetro até que desaparecem. A este processo dá-se o nome de miniaturização.

Pode começar a partir dos 18 anos de forma contínua, mas períodos de perdas mais acentuadas intercaladas com outros de estabilização.

Após os 50 anos, o processo da perda se torna mais lento e homogêneo.

​

​

RUGAS

​

Existem 2 principais tipos de rugas: as dinâmicas e as estáticas.

As primeiras são aquelas que só aparecem ao falar, ao sorrir ou ao chorar. As dinâmicas são depressões e sulcos que se formam na pele quando movimentamos os músculos faciais da mímica facial. Só aparecem quando estamos mexendo o rosto, sorrindo, fazendo careta.

​

Já as estáticas são mais profundas e podem ser vistas até mesmo com o rosto parado. "São aquelas linhas e sulcos que permanecem como fissuras na pele, mesmo quando estamos sem movimentar o rosto, ou seja, em repouso, sem usar os músculos da mímica facial. Mesmo assim, as linhas das rugas são aparentes e visíveis, pois já se formou uma 'rachadura' mais profunda na pele.

 

FLACIDEZ

​

A flacidez de atingir o rosto e o corpo e é resultado de um processo natural da pele, decorrente do envelhecimento que se dá com o passar dos anos. Ela pode ser agravada por maus hábitos como uma alimentação ruim, sedentarismo e tabagismo.

O surgimento da flacidez está relacionado, principalmente, à queda na produção de colágeno, que promove firmeza, sustentação e elasticidade à pele, e de ácido hialurônico, que o nosso organismo produz, o ácido hialurônico é uma molécula responsável por deixar a pele hidratada e preenchida, garantindo os contornos faciais.

​

Com o avanço da idade e a diminuição da síntese dessas substâncias, a flacidez e os sinais do envelhecimento da pele ficam mais aparentes. A perda de tônus muscular que ocorre com o envelhecimento também colabora para o surgimento de flacidez na pele.

​

ESTRIAS 

​

As estrias são cicatrizes que se formam em áreas propensas à distensão da pele, ou seja, quando há destruição de fibras elásticas e colágenas, que são responsáveis pela sustentação e elasticidade da cútis. Essas fibras são feitas para suportarem um certo limite. Se ele for ultrapassado e elas forem esticadas de forma excessiva, as estrias aparecem. Não existe idade nem sexo específicos para o aparecimento dessas marcas, pois elas afetam homens, mulheres em idade adulta e até adolescentes. As regiões mais atingidas são os quadris, coxas, nádegas, culotes e mamas.

​

Essas lesões costumam aparecer em pessoas com efeito sanfona (ganho ou perda de peso de maneira rápida), crescimento rápido na adolescência, excesso de exercícios, gravidez, aplicação de implantes mamários, uso de corticoides e ressecamento da pele. 

​

MANCHAS SENIS

​

A manchas senis ou melanose solar são aquelas manchas marrons que são muito mais comuns em pessoas de pele mais clara, e é muito comum que apareça em pessoas de idades mais avançadas.

Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que essas manchas não são causadas somente para a idade, mas sim pelo efeito acumulado que o sol causa na pele.

As manchas senis geralmente aparecem nas partes mais expostas do corpo (colo, ombros, mãos e dorso).

Algumas pessoas se preocupam, pois, pensam que ela pode ser algo prejudicial. Mas não se engane, elas são totalmente inofensivas e indolores.

As cores das manchas também podem variar, desde o castanho, até o marrom, sendo minúsculas ou chegar a ter alguns centímetros.

​

​

ACNE 

​

Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes.

A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos). Apesar da maioria dos casos de acne se resolver espontaneamente na segunda década da vida, há exceções e algumas pessoas continuam apresentando os sintomas durante a vida adulta, até cerca de 35 anos.

 

A acne aparece com maior frequência no rosto, peito e costas, onde o número de glândulas sebáceas é maior. Desenvolve-se em pessoas com tendência hereditária; isto significa que um jovem, cujo pai e mãe tiveram acne, tem maior chance de apresentá-la.

 

No entanto, você pode ser o primeiro a ter espinhas em sua família, assim como todos os irmãos ou somente um deles pode apresentar pele acneica. A acne pode ter graus variados, com maior ou menor inflamação. Ela sempre é mais grave quando apresenta cistos, caroços e muitas lesões.

​

ROSÁCEA

​

A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, com períodos de remissões e outros de exacerbações, em que a pele que é reativa torna-se vermelha, com bolinhas vermelhas, vasinhos dilatados e algumas lesões parecidas com espinhas”. Geralmente, ela aparece em pessoas de pele bem clara, porém, pode surgir em outra tonalidade ou tipo de pele. A doença é mais comum em mulheres a partir dos 25 anos, mas também pode se desenvolver em homens, e neles, o quadro tende a ser mais grave.

 

POROS DILATADOS

​

Os poros dilatados são características das peles mistas e oleosas, pois são causados pelo acúmulo de óleo e células mortas ao redor dos poros, fazendo-os aumentarem de tamanho. O problema é mais comum nas áreas que produzem mais sebo, como a chamada zona T, que abrange a testa, nariz e queixo.

​

O envelhecimento também pode fazer com que os poros fiquem dilatados, pois é quando a pele perde elasticidade. Além disso, a limpeza inadequada é um fator capaz de afetar a dilatação dos poros, pois resíduos de maquiagem, protetor solar e impurezas, como a poluição, podem se acumular nos poros, deixando-os maiores.

 

Há ainda as pessoas que têm poros dilatados por conta da predisposição genética.

​

MANCHAS SOLARES 

​

O melasma é uma mancha escura que surge no rosto, próximo às maçãs no rosto e na testa, sendo muito comum o seu surgimento na gravidez ou na menopausa porque está intimamente ligada às alterações hormonais. Nesse caso estas alterações irritam os melanócitos que deixam áreas mais escuras em determinadas áreas do rosto. Essas geralmente aparecem ou pioram quando a pessoa fica muito exposta ao sol. 

As manchas causadas pelo sol ocorrem com mais frequência em pessoas de pele clara ou morena que ficam muito expostas ao sol sem proteção solar. As partes do corpo mais afetadas são as mãos, braços, rosto e pescoço, e embora seja mais comum seu surgimento após os 40 anos de idade, também podem surgir em pessoas mais jovens.

​

​

​

bottom of page